o que todo negócio deve ter?

o que todo negócio deve ter?

Outro dia fiz uma série de 3 posts rápidos sobre o que TODO SERVIÇO DEVE TER lá no meu instagram @abrunaamancio [By the way, para quem ainda não me segue lá, tá perdendo um monte de dica boa e bacana sobre esse universo de inovação em serviço, sem blá, blá, blá. #reallife]

Este texto é um compilado das informações e um pouquinho mais, claro!
Quem acompanha o blog tem uma exclusividade maior. <3 Afinal de contas, tem muita gente por aqui que é empreendedor também AND desenvolve novos negócios, novos serviços em alguma corporação. Dicas são sempre preciosas, não é mesmo?! Vamos lá! #01 – TODO NEGÓCIO DEVE TER: PESSOAS!

Em um serviço as pessoas são parte fundamental do seu negócio e não são apenas os clientes. São seus parceiros, funcionários, até a própria família que te suporta (Se for esse o caso.)

As pessoas nos ajudam a co-criar o nosso negócio e co-criar é uma parte fundamental de qualquer negócio e é por esse motivo que você deve mantê-las por perto, porque é através dessa troca que o seu negócio irá crescer.

Aprender a ouvir, desaprender, reaprender. Sempre!

#02 – TODO NEGÓCIO DEVE TER: PROCESSOS!

A parte que todo mundo esquece e se torna o tendão de Aquiles de muita gente por aí.

Eu sei. É desafiador ter tudo tão claro no negócio, principalmente com uma rotina de empreendedor ou idealizador “faztudo”.

Mas uma coisa posso te garantir que quando construímos as jornadas do clientes, definimos os perfis [e só um mapa da empatia não é suficiente], os próximos passos se toram iluminadores. #vaipormim

A jornada é a história do cliente pelo seu negócio. E aqui vai a #dicadeourodaBru, o ideal é construir uma jornada contando a história de quando dá tudo certo e em primeira pessoa. Porque, além de conseguir visualizar com mais clareza os próximos passos, você conseguirá exercitar um pouco a empatia.

No fim teremos uma grande visão de como é o nosso negócio por completo e conseguimos (minimamente) nos preparar para alcançar uma experiência positiva.

Assim, construímos com clareza e conseguimos enxergar quais processos são necessários e em qual momento eles devem acontecer.

#03 – TODO NEGÓCIO DEVE TER: EVIDÊNCIAS

Vamos lá, pessoal, chegou a hora de assumir! Quem aí nunca curtiu ganhar um brinde que atire a primeira pedra.

É muito legal ganhar um mimo, não é verdade?! Mas é mais legal quando esse mimo é conectado com uma experiência AND não é algo que você vai jogar fora no minuto seguinte.

As evidências são nada mais, nada menos que a tangibilização do seu serviço, seja no começo, no meio ou no fim. TANGIBILIZAÇÃO = palavra mágica.

OU SEJA, algo que o seu cliente vai se conectar por meio dele ao seu negócio. Algo = pode ser físico ou digital, tá?!

Pode ser um calendário de publicações, pode ser um resumo contando todos os aprendizados de uma sessão de coach, pode ser um material de apoio, pode ser um cartão que vira marca página com a compra de um livro, sei lá.

Tudo isso são só ideias para ilustrar de uma forma mais clara, mas o objetivo é que essa evidência seja criada e única.
O que deixa mais divertido construir evidências para o seu negócio. o/
O importante é ser lembrado. (e com carinho, é sempre melhor!)

Diz que é verdade, que tem saudade. Que ainda você pensa muito em mim…
(Confessa que eu sei que você lembrou dessa música quando leu EVIDÊNCIAS! :D)

Bom pessoal, desenhar um serviço/novo negócio dá trabalho sim, mas com algumas dicas é possível começar a seguir no caminho e melhorar o que já está rolando.

Eu costumo dizer que todo negócio é vivo, ou seja, essa ilusão de que existe zona de conforto já era!
Mas tudo bem, porque é fora dela que a gente constrói um bocado de negócio com valor e conectado com o cliente, não é mesmo?! o/

Enfim, Boas Festas AND um 2018 MARAVIGOLD para todo mundo aí.
Por mais negócios com propósito, conhecimentos mais simples e muita mão na massa para aprender todo dia. o/

Até a próxima.