o que você precisa aprender sobre a crise

o que você precisa aprender sobre a crise

Ultimamente ando observando bastante tudo ao meu redor, principalmente como as pessoas reagem às situações e dificuldades do dia a dia. Uni a reflexão dos últimos meses ao meu próprio repertório e conhecimento para escrever um artigo sobre o que acredito ser os 4 maiores aprendizados que a crise está ensinando para todos.

1. O seu negócio precisa ter uma proposta de valor riquíssima:
A indústria já não anda boa das pernas faz algum tempo e não é em vão. Existem muitos movimentos crescendo nos últimos tempos (graças à Deus) que estão trazendo uma “nova” visão sobre o consumo e fazendo com que as pessoas repensem certas decisões. É exatamente daí que vem a tal da proposta de valor do seu negócio. Se você não tem claro o que está entregando, ou seja, qual é a real necessidade que está sanando do seu cliente, é bom fazer isso já!

2. Existe público para tudo e não existe mais massa:
Eu tenho essa percepção há algum tempo e cada dia que passa só me faz crer ainda mais. O futuro é das pequenas personalizações, ou seja, esse papo de ter um produto ou serviço que é usado ou visto por uma suposta massa não existe mais. Cada individuo possui hoje interesses, necessidades e habilidades próprias. Mais do que nunca a frase “Cada ser é único” é mais do que realidade. Existe público para tudo, acredite! Qual é o seu?

3. Desenvolva um excelente relacionamento com seus clientes:
Eis um ponto chave que a crise trouxe à tona, o relacionamento. Não existe algo tão complexo quanto se relacionar, já diz a própria psicologia. Em um mundo atual onde empresas investem alto em chatbots, ainda penso que um bom relacionamento e fidelização se faz com pessoas e não com robôs. É sempre importante que o seu negócio mantenha os clientes fiéis [seja como for…]. Então invista um pouco de tempo e carinho em um atendimento personalizado e atento para aqueles que acreditam em você e no seu serviço/produto.

4. Sempre faça metas claras e objetivas para o seu negócio:
Em uma cultura como a nossa onde é enraizado viver o presente e apagar incêndios, é raro encontrar alguém que tenha foco em desenhar metas e objetivos claros para o seu negócio. [Acredite, eu sei o quanto é difícil fazer e manter essas tais metas!] Entretanto, sei o quão é prazeroso realizá-las e crescer com a evolução tão desejada e conquistada com suor e trabalho. A crise trouxe o senso de urgência em se pensar no amanhã e como é importante ter um planejamento para o sucesso e o fracasso. A vida é feita disso e precisamos nos preparar para cada volta dessa montanha russa. Sente, escreva metas para o seu negócio e corra atrás! Você vai ver como é tranquilizador ter foco para correr atrás de algo que é realmente possível e motivador após a conquista e descoberta de que é capaz.

É preciso se destacar sempre, mas não para o mundo e sim para os seus clientes.

Claro, existem muitos outros aprendizados, mas esses me saltaram aos olhos nesse momento. Fique a vontade para colaborar e escrever o seu ponto de vista sobre o assunto, vou adorar ouvi-lo!

E se precisar de um help no seu negócio ou empresa, fala comigo!
Compartilhe e deixe seu comentário aqui, ok?