você é criativo?

você é criativo?

“É sedutor concluir que a grande inovação chega até nós por milagre através do gênio. Daí o mito.”

Incrível como a maioria de nós acredita neste mito boa parte da vida, não é mesmo?

Com a minha formação em engenharia sempre acreditei que a minha criatividade só seria demonstrada por meio dos meus hobbies. Trabalhando com exatas você invariavelmente acaba “se esquecendo” o que é criar. Até brincamos na faculdade que chega um momento que esquecemos de ler e escrever (as letras) já que todos os nossos conceitos e defesas são desenvolvidos com números e cálculos intermináveis.

Com o passar do tempo, experiências e mudança de carreira percebi que criar era o que eu fazia, mesmo sendo uma engenheira.

“O mito nos faz acreditar que criar tem mais a ver com a magia do que com trabalho.”

Depois de fazer uma linha do tempo e pontuar cada momento importante passado na minha vida, tinha o objetivo de analisar e extrair o que eu fiz de melhor e o que me deixava feliz. E o que eu encontrei? Que eu sempre criei! Sempre fui criativa.

Por que? Porque eu resolvia muitos problemas, seja desenhando um projeto de RF, ou gerenciando um mega projeto ou ainda desenvolvendo uma experiência magnífica para o cliente. Percebi que a essência do meu trabalho é o que todo mundo chama de criatividade. – Quem disse que engenheiros não podem ser criativos?

Criar não é apenas algo belo, colorido e inexplicável (pode ser claro!). Mas criar vai além… Criar é pensar, é construir, é planejar e errar, é tentar, é aprender. É solucionar.

“Aprendi a ter sucesso aprendendo a fracassar. Aprendi a esperar o conflito. Aprendi a não ficar surpreso com a adversidade, e sim a me preparar para ela.”

E você é criativo também?

´Citações retiradas do livro A História Secreta da Criatividade – Kevin Ashton.´